29 de jan. de 2015

Papo sério: Cigarro

Oie amoras *-* Primeiro quero agradecer a quem esta me ajudando, seguindo o blog. Muito obrigado meninas <3 Bom "segundamente" explicar o porque do novo layout. Sim mudei, precisei pois eu não conseguia responder os comentários de vocês e a culpa toda foi do outro lay e culpa minha também, (por não saber e nem ter paciência com HTML). E por incrível que pareça fiz um curso sobre HTML T.T kk' Pois é, mas quem não pratica, esquece, e como já deixei avisado sou ótima em esquecer das coisas. (as vezes até prejudica) Então fiz essa tag PapoSério para trazer alguns assuntos para debatermos e trocarmos opiniões, espero que gostem.

Mas o assunto é outro, bom hoje vim falar sobre o cigarro. Sim, eu odeio cigarro, motivo? Meu pai fuma, fede e faz muito mal a saúde dele e de todos que usam "isso". E é muito triste, já pedi várias pra ele parar, mas o vício é maior, ele como todos dizem que "não consigo, pois o cigarro me acalma".
Tá bom, então gente sempre quando vejo uma amiga dizendo "meu namorado começou a fumar" ou "ele fuma mas chupa uma balinha depois pra disfarçar por isso não me importo". Gente? Acorda! Como assim? Você não se importa com a saúde do seu namorado/noivo/marido ? Só liga pro cheiro. 
Abram a mente se atualizem, porque todo comercial sobre o assunto, em toda embalagem de cigarro vem mostrando os riscos,e dizendo como faz mal. Mas hoje vim trazer um pouco mais, vocês até podem saber um  pouco sobre o assunto, mas tô dedicando esse post para quem não sabe muito sobre isso, e para quem tem pessoas queridas viciadas (ou que só acham bonito fumar) nesse tipo de "droga". 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.
A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, ou seja, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres). 
O consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Estas doenças são as principais causas de óbitos por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer.
O tabagismo causa impotência sexual no homem e, no caso das mulheres, complicações na gravidez. Além disso, ele provoca aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; osteoporose; trombose vascular; problemas respiratórios e redução do desempenho desportivo.
O hábito de fumar enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato. Além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, que impedem a flacidez. É comum nas mulheres que fumam surgirem precocemente imensas rugas em volta dos lábios.
Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional. A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorreia (sangramento irregular).
E isso é só um pouco sobre o assunto.

Livre do vício

O que você ganha se ficar sem fumar por...
20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue

8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza

2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente

3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora

5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou

Feliz é quem está longe desse tipo de vício, se tem algum amigo, amiga, ou qualquer outra pessoa pensando em começar  a fumar, gente por favor, conversa, mas conversa mesmo isso faz um mal e você ainda vai se sentir bem  em ajudar alguém.  Mostra os perigos, porque o pior  é quando a pessoa quer muito ficar longe desse tipo de vicio mais não consegue. Algumas conseguem por si próprias, outras somente com tratamentos. Espero mesmo que um dia meu paizinho querido repense e comece um tratamento para parar com isso.

Esse post foi um desabafo e uma ideia pra vocês ajudarem que está com o pensamento em começar a usar o fumo como refugio para algo. Espero que tenham gostado beijos.

12 comentários:

  1. Meu avó morreu por causa disso '-' E eu nem conheci ele direito. Mas do mesmo jeito dou meu respeito a ele... PS: Gostaria muito que você pudesse seguir meu blog ^^
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe e meu pai fumam, isso sempre me irritou muito, até que eu comecei a fumar também. Tá é verdade que te acalma, e quando você tá se sentindo mal e fuma pelo menos um cigarro parece que o mal estar passa. Mas depois de uns 4 meses com isso na minha vida, eu percebi o mal que eu estava fazendo a mim mesma e aos poucos fui parando de fumar, sempre que me dava vontade eu pegava um gravo e colocava na boca como se fosse bala. Emfim me livrei dessa coisa, quer dizer, mais ou menos porque meus pais ainda fumam.
    diamondongalaxy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Coisas que fazem mal deviam ser proibidas. Aqui em casa minha mãe fuma, e o vicio dela meio que infetou meus irmãos, ou seja todos eles fumam menos o meu pai que parou a uns 15 anos (e ta muito bem obrigada!) O meu irmão e a mulher dele chegam a fumar 2 maços por dia, são muito viciados.. Minha mãe fica em um maço a cada dois dias, mais mesmo assim me incomoda. Ja tentei falar varias vezes mais não adianta.. me sinto bem por não ter a mesma mania, mais o que podemos esperar é a proibição do cigarro, porque por vontade própria eles não conseguem!

    Beijos!
    beatriz-officiels.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito chato essa situação e realmente que bom que vc não faz parte dos fumantes \O/ É triste quando a gente quer o melhor pra pessoa e ela não consegue controlar

      Excluir
  4. Legal a idéia da tag, raramente você ver postagens com o conteúdo " adulto " mais sério sabe, cigarro realmente é um mal pra todos, meu pai fumava e bebia também, uma época ele ficou internado, dentro do hospital não deixaram ele fumar, claro, isso ajudou superar porque ficou quase uma semana sem cigarro, e o médico havia dito pra ele que se ele continuasse fumar e beber poderia correr risco de morrer, isso fez ele tomar vergonha na cara, hoje graças a deus ele ta bem, mais enfim, devia ser proibido, ou mais regulado pelo menos, para mais de 18, hoje em dia você topa com um de menor em toda esquina fumando, eu pra falar verdade, tenho até curiosidade de exprementar pra saber como é a sensação, mais sei que me faria mal, as pessoas entram no vicío com esse pensamento meu, é lamentavél !

    Beijos ! / i-n-the-clouds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Graças a Deus ele parou, quem dera o meu tbm parasse, tira esse pensamento, não vai te levar a um bom caminho. Adorei seu comentário, volte sempre. <3

      Excluir
  5. Eu amei o post, cigarro é influência para todo mundo e é um vício sim. meu avô tem quase 60 anos e fuma a anos e anos 5 cartelas de cigarro por dia. No escritório dele você vê inúmeras cartelas de cigarro espalhadas. Eu acho isso um porre,estraga vidas,tantas coisas no mundo e mecher com isso? logo isso? claro que tem outras coisas que nos deixam mais preocupados mas,além do cigarro ser permitido ele estraga muito mais a vida de um ser humano. enfim, quando alguém vem fumar cigarro perto de mim dá vontade de tacar um tijolo na cabeça da pessoa,eu não aguento,não suporto.

    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai te entendo Laís, tbm tenho vontades de tacar algo quando chegam perto de mim com cigarro, mas se eu fizer isso meu pai me pega kk'
      #VolteSempre

      Excluir
  6. Eu tenho vários amigos que fumam, isso não me incomoda por que é a vida deles, né? Mas assim, eu não gosto. Já fumei uma vez e odiei!! Quando eu era menor meu pai fumava as vezes e eu tinha pavor, quando ele saía eu jogava a carteira de cigarros fora kkk, mas graças a Deus era beeem de vez em quando mesmo. Já meu avô fuma desde os 12 anos e ele está com quase 70! Já fez várias cirurgias no coração, está com um monte de doenças por causa do cigarro e não para! Uma vez minha vó acendeu as velas de Pentecostes (quem é católico sabe do que se trata) e o poder de Deus fez com que ele parasse de fumar. Mas quando ele começou a voltar a falar com amigos, ele voltou a fumar e até hoje. Isso me dói, por mais que ele seja chato kkk tenho medo de perder ele por causa dessa droga!

    Beijos! | @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br
    http://fashiondaych.com.br/4468/perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, kk sei como é, uma vez li em um livro que o filho não gostava que o pai fumasse então ele colocou dentro do cigarro estralinhos, e quando acendesse já sabemos o que iria acontecer kk'.. achei uma boa ideia u.u kk' mas eu apanharia ><'

      Excluir

Sobre mim *-*

Oi meus xuxuzinhos :3. Meu nome é Thalia, mas podem me chamar de Lia, 17, Rj. Signo de virgem/ Namoro ♥/ Amo filmes,animais, livros e claro ficar na internet. *3* Espero que gostem do BLOG.O BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE PARADO.EM BREVE VOLTAREI.

Instagram

Afiliados *-* Vagas

Seguidores

Visitas

Search